quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Bolo Arco Íris - Especial: Dia das Crianças


Algumas pessoas já viram no meu Facebook as fotos que postei no dia em que eu e minhas primas fizemos esse bolo arco-íris. Como o dia das crianças está se aproximando, eu resolvi fazer uma postagem aqui no blog ensinando como fazer. É muito fácil e as crianças podem ajudar. Minha irmã tem 7 anos e adorou fazer! (ela vai aparecer na foto já já)

Primeiro você faz a massa de bolo simples. Pode ser de pacote ou se preferir você pode bater a massa. Eu sou retrô e gosto de massa feita em casa.
Aí vai uma receita simples para quem preferir fazer a massa.

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 4 ovos

    Bata os ovos, o açúcar e a margarina. Depois adicione a baunilha e vá adicionando a farinha de trigo e o leite aos pouco. Acrescente o fermento em pó e bata mais um pouco.
Depois que a massa estiver pronta, divida em seis recipientes de tamanhos iguais, colocando a mesma quantidade de massa em todos. Misture o corante comestível nas massas dos potinhos, tentando seguir as cores do arco-íris.

Pra quem não sabe, as cores do arco íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta


Só tenho essa foto "instagrada". rs

Unte a forma e vá despejando uma massa por vez  tentando seguir a ordem das cores do arco íris. Uma massa deve ser despejada exatamente no centro da outra. Assim, as massas vão se esparramando e preenchendo a forma sozinhas.

Veja nas imagens a seguir:





Coloque para assar em forno preaquecido em temperatura de 180º por aproximadamente 40 min.



A cobertura fica a gosto. Eu fiz de brigadeiro branco e confeitei com as miçangas coloridas, que são aqueles confeitos em formato de bolinhas menores. Você pode fazer a cobertura de brigadeiro, de doce de morango, beijinho de coco, etc. Para fazer a cobertura de brigadeira branco eu usei:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (chá) essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de manteiga (não é necessário)

Primeiro derreta a manteiga, acrescente o leite condensado e a essência de baunilha. Mexa bem e sempre. Retire do fogo quando começar a borbulhar, para não ficar em ponto de doce. Quem quiser pode acrescentar uma barra de chocolate branco, fica uma delícia!
Cubra o bolo com o brigadeiro branco ainda quente. 

E está pronto!



Olha a minha irmã ai no meio tentando morder o bolo. rs
Na foto da esquerda para a direita: Eu, Manoela França, Juliana Lima, Sofia Lima e Helena Tavares (embaixo).

Fotos: Cor de Laranja Doce

Um comentário:

  1. Eu ainda irei fazer esse bolo :P

    P.S: O blog co-lo-rê está de volta. Espero você por lá ♥

    ResponderExcluir